quarta-feira, 29 de abril de 2009

Trabalho de Español:

LOCALIZAÇÃO:

A Espanha (em castelhano e galego España, em catalão Espanya e em basco Espainia) é um país da Europa meridional localizado na península Ibérica. Tem a norte o golfo da Biscaia, a França e Andorra, a leste e a sul o mar Mediterrâneo, a sul o território britânico de Gibraltar, a oeste Portugal e a sul e oeste o Oceano Atlântico. Além da porção ibérica, a Espanha possui também os arquipélagos das Baleares no Mediterrâneo e das Canárias no Atlântico e as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas e rochedos junto à costa africana), e o enclave de Llívia, rodeado por França.
O país está dividido em comunidades autônomas. Algumas destas comunidades, como a
Galiza, o País Basco (País Vasco, em castelhano, ou Euskadi em basco), a Comunidade Valenciana (Comunidad Valenciana, em castelhano, ou Comunitat Valenciana em valenciano) e a Catalunha (Catalunya em catalão e Cataluña em castelhano), têm línguas próprias. Desde a sua adesão à União Européia em 1986, a Espanha tornou-se um país altamente industrializado e a 8ª maior economia mundial.

OS PRINCIPAIS PINTORES DA ESPANHA SÃO:

Pablo picasso;
Salvador Dalí;
Federico García Lorca;
Francisco Goya;
Santiago Rusiñol.

MÚSICA ESPANHOLA:

Para muitas pessoas, a expressão música espanhola é praticamente sinónima de flamenco, uma forma de música cigano-andaluza.
Porém são abundantes os estilos regionais de
música folclórica, e também são populares o pop, o rock e o hip hop espanhóis, etc

POLITICA


A política de Espanha é o conjunto de condições administrativas que as leis da Espanha ditam para o funcionamento que os órgãos legislativos consideram apta para o país. De acordo com a classificação de sistemas de governo no mundo, a Espanha possui a forma de monarquia parlamentarista, pois seu poder legislativo, (representado na figura das Cortes Gerais), exerce a maior parte da responsabilidade legislativa e de governo.
É um sistema parlamentarista porque depois das eleições legislativas o Rei da Espanha deve fazer a proposta do Presidente do Governo ao
Congresso dos Deputados e se este o aprovar, o eleito permanece no cargo enquanto conservar a confiança dos deputados, do contrário deve renunciar.
O Rei pode dissolver as Cortes se não há um critério uniforme de governo, e então convocam-se novas eleições.A política de Espanha é o conjunto de condições administrativas que as leis da Espanha ditam para o funcionamento que os órgãos legislativos consideram apta para o país. De acordo com a classificação de sistemas de governo no mundo, a Espanha possui a forma de monarquia parlamentarista, pois seu poder legislativo, (representado na figura das Cortes Gerais), exerce a maior parte da responsabilidade legislativa e de governo.
É um sistema parlamentarista porque depois das eleições legislativas o Rei da Espanha deve fazer a proposta do Presidente do Governo ao Congresso dos Deputados e se este o aprovar, o eleito permanece no cargo enquanto conservar a confiança dos deputados, do contrário deve renunciar.
O Rei pode dissolver as Cortes se não há um critério uniforme de governo, e então convocam-se novas eleições.A política de Espanha é o conjunto de condições administrativas que as leis da Espanha ditam para o funcionamento que os órgãos legislativos consideram apta para o país. De acordo com a classificação de sistemas de governo no mundo, a Espanha possui a forma de monarquia parlamentarista, pois seu poder legislativo, (representado na figura das Cortes Gerais), exerce a maior parte da responsabilidade legislativa e de governo.
É um sistema parlamentarista porque depois das eleições legislativas o Rei da Espanha deve fazer a proposta do Presidente do Governo ao Congresso dos Deputados e se este o aprovar, o eleito permanece no cargo enquanto conservar a confiança dos deputados, do contrário deve renunciar.
O Rei pode dissolver as Cortes se não há um critério uniforme de governo, e então convocam-se novas eleições.


RELEVO:

Informação Geral

Espanha, juntamente com Portugal, forma parte da mais ocidental das três maiores penínsulas do sul da Europa, a Península Ibérica, um enorme octogonal no extremo sudoeste do continente, banhado pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceano Atlântico.


Antigos historiadores denominaram Espanha de diferentes modos. Para alguns ela chamava-se "Ophiusa", para outros era "Edetania" , "Sacania", "Tartessos", "Hesperia"...Foram os Romanos que deram o nome de "Hispania" dois séculos d.C., uma expressão que provavelmente significa "litoral ou ilha de coelhos".
A Espanha peninsular possui uma área total de 493.486 Km2, mais as Ilhas Baleares que possuem uma superfície de 4.992 Km2, o arquipélago Canário com uma área de 7.447 Km2 e 32Km2 das cidades espanholas situadas na África do Norte: Ceuta (18 Km2) e Melilla (14 Km2).
A Espanha tem uma população de 40,5 milhões de habitantes. Com uma taxa de crescimento de 0,1%, uma das menores taxas de natalidade da União Européia.
O idioma oficial na Espanha é o Espanhol Castelhano, outras línguas são o Catalão, Galego e Basco.
O território espanhol está situado na zona temperada, seu rude relevo faz com que haja importantes diversidades climáticas. Invernos amenos e Verãos frescos, céus nublados e freqüentes chuvas, embora menos durante o Verão.
A religião predominante na Espanha é a Católica Romana, 90% da população.
O sistema de Governo espanhol é a Monarquia Parlamentarista.
O Reino de Espanha está dividido administrativamente em 50 províncias. Contudo a divisão do território espanhol em 17 regiões históricas e geográficas (regiões autonômicas), geralmente correspodem ao período dos reinados cristãos e muçulmanos da Espanha, que atualmente são mantenidos por diversos propósitos.

CULINÁRIA:

A culinária espanhola é parte da culinária mediterrânica, embora com características próprias. A cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva, especiarias variadas e muitos vegetais.
Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições principais.
Internacionalmente, a paella, que consiste em um farto risoto de frutos do mar, galinha e chouriço, é o prato mais conhecido e o jamón (presunto cru) uma das principais iguarias.Culinárias regionais de Espanha
Tal como ocorre na maior parte dos países, a culinária de Espanha varia bastante de umas regiões a outras; no entanto, existem algumas características comuns, entra as quais se pode destacar:
O uso de azeite de oliva como gordura culinária por excelência, tanto em cru como para fritar. O uso do azeite até princípios do século XX era pouco habitual e o uso de gorduras animais, sobretudo a manteca de cerdo, era mais comum.
A utilização do sofrito como operação inicial na preparação de muitos pratos.
o emprego do alho e da cebola como principais condimentos.
O hábito de acompanhar as refeições com vinho.
O pão como acompanhamento da maioria das refeições.
O grande consumo de saladas, sobretudo no verão.
Postre composto por uma peça de fruta ou algum produto lácteo, como o queijo. Os doces, como tartes ou pasteles são geralmente reservados para dias especiais ou festas.
Dentre a enorme variedade de receitas que compõem a cozinha espanhola, algumas podem considerar-se comuns a todo ou quase todo o território, embora algumas tenham uma origem conhecida e continuem a ser associadas a determinados lugares. Podem citar-se como exemplos a tortilla de patata (omelete de batata), o gazpacho (uma sopa fria de vegetais), a paella (originária de Valência e, por isso, em Portugal é normalmente chamada “arroz à valenciana”, embora existam muitas variantes de uma região a outra), os pistos (uma espécie de ratatouille), as migas, os embutidos (jamón serrano, chorizo, morcilla) ou os quesos.
Abundam os pratos à base de grãos (garbanzos, lentejas, judías [1]), os cocidos e os potajes (sopas de grãos e verduras), embora com variações regionais importantes, sem esquecer o pão, que tem numerosas formas de fabricar-se, com variedades muito distintas em cada região.
Talvez onde mais coincidem as distintas regiões seja nas sobremesas e doces: o flan, as natillas, o arroz con leche (arroz-doce), as torrijas, as magdalenas e os churros são alguns dos mais representativos.

ESPORTES:


Esportes
As montanhas, as planícies e o planalto central da Espanha são ideais para excursões, praticar alpinismo ou simplesmente atravessá-los. Particularmente recomendável para os que gostam de fazer trilha é o Pyrenees, no norte do país: uma impressionante paisagem de paredões rochosos, lagos e precipícios. Os Picos da Europa a oeste de Santander são também uma paisagem selvagem e dramática, com alguns picos com mais de 2.600 metros, razão pela qual há boas opções lá para escaladores de montanhas. A longa tradição de hipismo espanhola torna fácil conseguir lugares para cavalgar. Natação, esqui aquático e windsurfe podem ser praticados em qualquer praia. O melhor lugar para praticar windsurfe é Tariff, em Gibraltar, com campeonatos mundiais. Navegação é também muito popular; há quase cem clubes de navegação, a maioria deles próximo ao Mediterrâneo. Os rios de Pyrennes e Picos da Europa são bons pontos de pesca, enquanto que a truta é abundante no país inteiro. Golfe está se tornando cada vez mais popular. No momento a Espanha possui quase 200 clubes de campo, inclusive alguns criados de acordo com os estilos de jogadores como Roberto Trent Jones, Severiano Ballesteros, Gato Niklaus e Jose Maria Olazabel. O clima quente da Espanha proporciona uma longa temporada de golfe. A Espanha oferece bons centros de esportes de inverno, equipados com a melhor tecnologia. Entre os centros principais estão os de Pyrenees, Cantabria e os da Catalonia.Quando se trata de esportes para assistir, os mais típicos são basquete ou jai-alai. As cidades mais importantes do norte da Espanha possuem campos com temporadas que acontecem entre outubro e junho. Futebol é outro esporte popular, na realidade é um dos esportes mais populares da Espanha, com o Real Madri e o Barcelona sendo os times mais famosos e admirados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário